Património Arquitetónico

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

fachadaaltar-2
As obras desta igreja iniciaram-se no primeiro quartel do século XVI. Com origem em obras ocorridas em meados do mesmo século, o interior da igreja compõe-se por três naves de apenas três tramos, onde se destacam os capitéis e as bases das colunas. A capela – mor é coberta por abóbada de aresta cujo fecho apresenta as armas da ordem de Santiago em baixo. A fachada principal sofreu intervenções no século XVII, que lhe conferiram as formas barrocas que se observam no seu remate. O pórtico da fachada apresenta uma decoração tarda – gótica manuelina.
Altar1O Corpo da Igreja conta com cerca de 150 lugares sentados, e a capacidade para 50 lugares de pé. O presbitério está preparado para 12 pessoas. Na parte Sul do altar encontra-se uma porta que dá para a Sacristia. Na parte Norte, encontra-se uma outra porta que dá para uma sala das mesmas dimensões e que serve de arrumação e de sala de trabalhos manuais. Na continuidade desta sala, com o comprimento do corpo da Igreja, encontra-se a casa mortuária. Tem uma porta que dá para o exterior. Por esta sala se tem acesso à torre sineira.
O templo fica situado no centro da aldeia e é propriedade da Fábrica da Igreja, sendo assim a Sede da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Foi classificada como Monumento de Interesse Público em Portugal pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico a partir de 11 de abril de 2013.2 3

Destaque

Quem está ligado

Temos 9 visitantes e sem membros em linha